
ARTIGOS
A performance poética
Esse artigo é uma reflexão sobre a performance poética, a partir das noções filosófica de Merle-au-Ponty e Paul Zumthor, compreendendo o corpo em movimento, por meio do dizer poético.
O sertão educa
O presente artigo caracteriza a relação homem e natureza, apresentando o sertão nordestino como um lugar que educa.
Elomar Figueira Melo: um educador do sertão
Este artigo tem como fundamento Elomar Figueira Mello: Um Educador do Sertão. O objetivo é interpretar e descrever os conhecimentos e aprendizagens que fazem parte da obra musical do compositor citado.
Na Pele (2020), de Luciene Carvalho: As Pulsações , poéticas de um corpo negro, arteiro e fecundo.
Esta abordagem propõe um diálogo poético com o livro Na pele , de Luciene Carvalho.
O fenômeno da criação poética
O artigo aborda o fenômeno da criação poética, o qual acontece por meio da experiência sensível do poeta com o mundo da cultura, realizando-se na fundação de um logos estético
A expressão perceptiva da poesia na metafísica da carne
O artigo reflete sobre a expressão perceptiva da poesia na metafísica da carne. Nele, busca se a compreensão do entrelaçamento corpo e poesia transformando a existência, onde a palavra poética se mostra de maneira encarnada.
A poesia educa
Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada (2008) a partir dos questionamentos e dasinquietações que se fundamentaram em buscas de respostas pertinentes sobre a poesia comouma dimensão educativa.
Un poète du Sertão
Capítulo do Livro "LE SERTÃO QUI EMERGE DANS L’OEUVRE MUSICALE D’ELOMAR FIGUEIRA MELLO"
Cet article est basé sur la phénoménologie de Merleau-Ponty (1945) et sur l’emersiologie de Bernard Andrieu (2015), ayant comme domaine de réflexion et d'interprétation le Sertão qui émerge dans la production musicale du compositeur, chanteur et guitariste, Elomar Figueira Mello.
O Ensino de Artes na Educação Infantil
O ensino de artes, na Educação Básica no Brasil, tem enfrentado os desafios dos
currículos confusos, das escolas mal estruturadas, da presença de professores mal
qualificados, com pouca formação continuada e com jornada de trabalho dupla.
L’ESTÉTIQUE DE LA NATURE DANS LE SERTÃO DU BRÉSIL
Ce reportage phopt es le résultat d’une enquête phénoménologique, à parti de le pensée de Merleau-Ponty, réalisée entre 2011 et 2012, ayant comme sujet la relation entre le sertanejo, c’est-à-dire l’omme ou la Femme né ou vivant au Sertão, avez la nature de cette région du Brésil
OS RETIRANTES DE PORTINARI: Uma Estética da Miséria, da Fome e da Morte
O presente artigo intitulado Os Retirantes de Portinari: uma estética da miséria, da fome e da morte é uma intepretação fundamentada na filosofia de Merleau-Ponty, na literatura e na educação, tendo como método a descrição fenomenológica. O objetivo é a experiência sensível como uma educação do olhar sobre a obra de arte. Nesse sentido, convido o leitor, por meio da linguagem sensível, para entrar através da escrita em alguns quadros de Portinari e perceber o êxodo, a miséria, a fome e a morte, revelando a estética assustadora dos corpos esquálidos dos sertanejos. Através de uma escrita poética e interdisciplinar, narro à jornada do desespero na extrema metafísica dos corpos expressivos dos sertanejos, nos quais, uma ontologia da vida revela-se na tragédia da fome, diante da ameaça da morte. Nessa perspectiva, o sofrimento e a morte são transubstanciados nas cores e nos desenhos dos quadros do Portinari. Como resultado, o compreendo as causas do êxodo, não é apenas por questões climáticas, mas a opressão do latifúndio e o descaso dos governos, nos séculos passados.
Para ter acesso ao artigo, clique em Ver mais e ao entrar no site da revista, onde está o artigo, beixe o PDF dele